Integração Lavoura-Pecuária
A Integração Lavoura-Pecuária ou ILP é uma alternativa de grande interesse técnico e econômico para projetos de intensificação. Nesse sistema, se lança mão da produção agrícola em áreas de pastagens e vice-versa, de forma a implantar um esquema de rotação ou sucessão de culturas. A exploração desse sistema é de multibenefícios, podendo ser implementado inclusive na recuperação de áreas degradadas.
Pecuária: A principal vantagem desse sistema é o aumento da capacidade de suporte da fazenda nas secas, pois a pastagem formada após a safra tem alto potencial produtivo além de uma qualidade extraordinária. De maneira geral, quando bem aproveitada ela permite lotações próximas a 3 UA/ha (UA = 450 kg de peso vivo) e GMD (ganho médio diário) na casa das 500 g/cab.dia, o que resulta num incremento na produtividade (@/ha) da fazenda. A adoção de sistemas de ILP é uma ótima opção para recuperação de áreas degradadas, pois se transfere os custos da reforma à agricultura.
Agricultura: A opção por uma "safrinha de boi" é uma alternativa de menor risco agrícola do que a produção de uma cultura agrícola (por exemplo milho), podendo ser uma ótima opção econômica para a exploração da safrinha. Além disso, o pastejo em condições de baixa umidade no solo (período seco), não promove compactação do solo, portanto não interfere na produção da safra. Outro ponto de destaque é a produção de uma palhada vigorosa e de alta persistência no solo, colaborando assim para uma safra mais segura.
A Burgi Consultoria Agropecuária apoiou e apoia diversos sistemas de Integração-Lavoura-Pecuária por todo o Brasil e acredita que essa seja uma solução sustentável para recuperação de áreas degradadas e para projetos de exploração intensivo
Galeria