Reservatório de água
Em projetos de pecuária intensiva, onde há uma maior taxa de lotação animal, é necessário que se tenha em mãos um projeto hidráulico bem dimensionado a fim de evitar que os animais sofram alguma restrição hídrica ao longo do dia que possa comprometer o desempenho geral da atividade. Assume-se que um animal de 450 kg (1 UA) consome em torno de 40 - 50 litros de água por dia, sendo que, o pico do consumo se da nas horas mais quentes do dia, chegando a consumir 70% desse valor. Dessa forma, quando se trabalha com lotes grandes para alto desempenho, há um requerimento elevado por água de qualidade e que dificilmente o acesso a aguadas naturais consegue suprir tal demanda.
Portanto, para garantir o fornecimento de água é feita a construção de um reservatório de água em posição elevada em relação ao terreno, para que a distribuição aos bebedouros seja feita por gravidade. Existem reservatórios metálicos tipo taça ou cilíndrico, sendo o último o mais utilizado; de fibra de vidro, ou de geomembrana que atualmente é o mais econômico e possui uma vida útil e garantia interessante. O tamanho dos reservatórios é em função do número de animais presentes no projeto e considera-se pelo menos 2 a 3 dias de reserva de água no sistema (bebedouro + reservatório).
A Burgi Consultoria Agropecuária possui vasta experiência com projetos hidráulicos e está pronta para desenvolver um projeto a você com o melhor custo benefício do mercado.
Galeria